segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A criação do mundo não terminou até que P’an Ku morreu. Somente sua morte pôde aperfeiçoar o Universo: de seu crânio surgiu a abóbada do firmamento, e de sua pele a terra que cobre os campos; de seus ossos vieram as pedras, de seu sangue, os rios e os oceanos; de seu cabelo veio toda a vegetação. Sua respiração se transformou em vento, sua voz, em trovão; seu olho direito se transformou na Lua, seu olho esquerdo, no Sol. De sua saliva e suor veio a chuva. E dos vermes que cobriam seu corpo surgiu a humanidade.
(Uma das várias versões do mito chinês de Pan Ku)

3 comentários:

  1. Eu ouvi algo parecido em uma das aulas de História da Filosofia semestre passado.
    Legal.



    http://agarotapsicose.blogspot.com/2010/11/de-longe.html

    ResponderExcluir
  2. Acho bastante interessante os mitos sobre a criação do mundo, ou o início. São carregadas de beleza e sentidos. Muito bom, esse eu não conhecia.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de seu blog.
    Não conheço muito sobre esse tema, mas vou ler seu blog e sei que vou aprender muito.
    Acho que ter um blog significa ter um espaço para dividir com pessoas de todo lugar do mundo, coisas que gostamos, pelas quais nos apaixonamos, aquilo que move nossa alma e nosso coração. Você faz isso muito bem!

    Quando der, visite meu blog:

    http://sabordaletra.blogspot.com/

    ResponderExcluir